Nós da TELLA TENNIS achamos necessário ressaltar a importância da participação dos pais no desenvolvimento esportivo dos filhos.
O tênis é um esporte maravilhoso, com funções importantíssimas, no desenvolvimento infantil, como a de socializar, de aprimorar a capacidade de relacionamento, de desenvolver a autoconfiança, a honestidade, a disciplina, o respeito às regras e aos adversários, a concentração, o autocontrole, entre outros aspectos. Então consequentemente, os campeonatos disputados servem a estes propósitos. É necessário que o esporte seja uma competição saudável, uma confraternização agradável.
Porém, atualmente temos presenciado um número crescente de ocorrências nos campeonatos. Agressões de pais nas arquibancadas, agressões contra árbitros, agressões contra organizadores e até mesmo contra os adversários dos filhos. E estas agressões, sejam elas verbais ou físicas, vão diretamente contra os princípios do esporte, e os maiores prejudicados são sempre nossos filhos.
Então, enumeramos alguns itens que certamente ajudarão todos os pais a liderarem com os pequenos campeões.
PAIS, PAIS, PAIS…
MANDAMENTOS
- Lembre-se pai é pai. Preocupa-se com a educação do seu filho, com os princípios morais e ético e deixe tudo relacionado ao tênis para ser resolvido entre atletas e técnico. Em assuntos relacionados ao tênis, seu filho na maioria das vezes vai escutar mais o técnico/professor. Não se desgaste à toa.
- Procure sempre incentivar seu filho, e nunca cobrar resultados! Você, como pai, deve cobrar dedicações, respeito comportamento, disciplina, etc., mas resultados jamais!!!
- Em jogos amistosos ou campeonatos, jamais se envolva em qualquer tiro de discursão com o adversário do seu filho, ou familiares ou amigos. Mediante qualquer tiro de problema, comunique um árbitro ou organizador, para que ele resolva. Em todos os casos, os maiores prejudicados são nossos filhos.
- Seja um bom conhecedor das regras. A gente sofre bem menos.
- Não se comunique, em hipótese alguma, com seu filho durante a partida. É proibido pela regra.
- De preferência, assista à partida de longe. Ficando ao lado da quadra, às vezes pode atrapalhar, às vezes pode provocar uma certa dependência no filho. No tênis, os jogadores têm que se virar sozinho, e você não vai poder estar sempre ao lado da quadra. Deixe ele se virar!
- Não se esqueça: Esporte = Faz bem à saúde = diversão = prazer = confraternização.
- Precisamos tomar cuidado para não depositarmos nossas vontades, expectativas e sonhos nos nossos filhos. É óbvio que queremos o melhor, e somente o melhor para eles, mas não podemos esquecer que eles são indivíduos e possuem suas vontades e pensamentos próprios. Temos que entender que nossos filhos são seres humanos normais, possuem defeitos e falham também.
- Os pais são exemplos para os filhos. Os filhos crescem e se espelham nos país. Exemplos de agressão e desrespeito para com a figura de autoridade (árbitro) ou com o adversário, podem provocar reações agressivas na criança, que além da quadra podem acontecer no dia-a-dia.
- Qualquer tipo de pressão pode interromper precocemente a carreira esportiva da criança. Precisamos nos preocupar em educar. Acompanhar e incentivar, para que nossos filhos sejam campeões em atitudes. Campeões nas quadras será uma conseqüência, que só acontecerá mediante bases bem estruturadas.