por Marcelo Tella
Que palavra esquisita, “foco”! Apesar de esquisita, muito usada na maioria das atividades, principalmente nos esportes.
Foco significa atenção, concentração. A habilidade de voltar “toda” a sua atenção para uma determinada função, atividade, momento ou tarefa. No trabalho e na sua carreira, você tem foco quando tem um objetivo bem definido, e faz absolutamente tudo o que estiver ao seu alcance em busca daquele objetivo.
No esporte, falando de tênis, você tem foco quando não deixa sua atenção desviar nem 1 mm do seu objetivo. Pode ser um foco a curto prazo (concentração para executar uma jogada ou um plano de jogo), a médio prazo (esta semana vou treinar meu saque todos os dias) ou a longo prazo (este ano vou me alimentar bem e fazer bastante musculação para que eu possa ganhar um pouco de peso e ficar mais forte). A responsabilidade e a disciplina são qualidades indispensáveis para que a gente possa manter o foco.
Os melhores jogadores conseguem manter o foco por mais tempo. Não é fácil segurar a atenção (concentrar) numa determinada tarefa ou atividade. As distrações são muitas e as tentações, nem se fala. Temos que fazer muito sacrifício para poder manter o foco. O jogador tem que ser extremamente forte, determinado, disciplinado e responsável para que não tenha o seu foco desviado.
Numa partida aonde exista público, manter o foco é jogar sem ver quem está na platéia. É manter os olhos sob controle o tempo todo, olhando para o chão, para as cordas da raquete ou para a bola. Manter o foco é conseguir executar um minucioso plano de jogo, e não sair deste plano em nenhum momento. Por exemplo, se o plano for cruzar a bola, o jogador tem que cruzar a bola, mesmo que a paralela esteja completamente aberta. Ao mudar de idéia, na maioria das vezes, a chance de errar aumenta muito. Durante o ano, manter o foco é treinar diariamente para alcançar suas metas.
Em fevereiro de 2005, no Brasil Open, um jogador brasileiro, ao perder na 1ª rodada da chave principal, ao invés de treinar duro (pois era começo de temporada, tinha o ano todo pela frente), preferiu cair na balada, todos os dias, até altas horas da madrugada. Eu pergunto: onde estava o foco deste jogador? Começo de temporada, perdeu na 1ª rodada, você tem a semana inteira para treinar antes de viajar para o próximo torneio. No mesmo torneio, um jogador argentino com ranking entre 80 e 130 ATP, foi pra balada antes mesmo de jogar a 1ª rodada. O foco deveria estar no torneio, no adversário da 1ª rodada, para que o rendimento no jogo fosse o melhor possível. Ao invés disso, o foco foi para tentar pegar uma mulher na boate. O foco foi completamente desviado, e isto não pode acontecer com um atleta de alto nível.
Então, não só para jogar bem, mas para se dar bem na vida, não importa sua atividade, mantenha o foco!