Foi apenas alguns minutos atrás que você venceu um duro 1º set por 6/4. Agora você está um break atrás no 2º set. Você está começando a ficar tenso, e você sente que está perdendo o jogo, mesmo estando à frente na contagem. O momento devia estar a seu favor, mas está escapando das suas mãos. Você se pergunta: “O que está acontecendo?”
Este cenário acontece frequentemente em todos os níveis do tênis. Porque? Está na nossa natureza escapar do incômodo sentimento de stress excessivo. Numa partida de tênis equilibrada, o stress sobre o jogador que está vencendo aumenta conforme ele chega perto da conclusão de um set, e principalmente da partida. Após vencer um set difícil e tenso, muitas vezes há um conflito entre sua mente lógica, que diz pra você continuar colocando pressão no adversário e fechar logo a partida; e sua mente subconsciente, que sugere que você temporariamente escape de todo esse stress relaxando um pouquinho, para que sua mente possa descansar. Com o 1º set ganho, você está bem tranqüilo.
Grande erro!
Do outro lado da rede, seu adversário sabe que ele tem que se mexer, ou ele vai ter que sair da quadra logo como o perdedor. Então ele tende a manter ou aumentar o nível de intensidade. Junte isso à sua tendência de relaxar um pouco e você tem uma troca do momento do jogo pronta para acontecer.
Como você pode evitar que isso aconteça? Nesta situação, avisado é preparado! Se você vencer o 1º set, reserve um momento para você reunir suas forças e se animar. Então, redobre seus esforços no começo do 2º set. Muitas vezes ajuda jogar com a sua mente. Tente se convencer de que a partida está começando e que você tem que sair na frente do seu adversário. Seja até um pouco mais agressivo, decidido e focado do que você estava no 1º set. Concentre-se em cada ponto para minimizar seus erros, e mostre para o seu adversário que ele está lá para uma longa e dolorosa tarde se ele quiser vencer.
Seu adversário, atrás na contagem, pode estar na beira do desespero. Seu objetivo imediato é quebrar o espírito de luta dele sendo um guerreiro, lutando com todas as forças. Não deixe ele se recuperar na partida. Lembre-se que seu adversário está procurando por qualquer sinal de fraqueza da sua parte para convencê-lo de que ele ainda tem chances.
Se você relaxar, mesmo que só um pouquinho, você pode dar esperanças ao seu adversário. Quando o 2º set começar, mantenha a porta fechada, ou melhor, feche a porta bem na cara dele!