por Martina Navratilova
Wimbledon 96: Todd Martin faz 5 x 1 no 5º set contra MaliVai Washington na semi final, e inexplicavelmente desmorona, perdendo 10-8.
Wimbledon 93: Jana Novotna vence 4 a 1 no 3º set da final contra Steffi Graf, e está a 1 ponto de fazer 5 a 1. Ela dá uma dupla falta e quase não ganha mais nenhum ponto, perdendo 6/4.
Alguns jogadores “focam” bem em vantagem outros quebram sob pressão. E não cometa erros, pois é pressão mesmo!! Tão fácil quanto fechar uma partida é detonar uma vantagem. Isto é chamado de o peso da vitória, e se você quiser vencê-lo, tem que aprender a jogar em vantagem.
É UMA MIRAGEM?
Normalmente, quando você entra na quadra para jogar uma partida, você tem um plano de jogo. Se você assume a liderança, então alguma coisa do seu plano deve estar funcionando. E quanto mais cedo você souber o que está acontecendo, melhor.
Em outras palavras, você precisa ser capaz de sair do seu jogo e analisá-lo enquanto estiver jogando. Se você estiver executando suas jogadas, então continue fazendo o que está funcionando. Mas se você estiver vencendo por causa de alguma coisa que o seu adversário não estiver fazendo ao invés de alguma coisa que você estiver fazendo, pode ser que você tenha que fazer alguns ajustes.
Só porque você está ganhando, não quer dizer que você esteja jogando bem. Pode ser que seu adversário esteja nervoso, ou que ele seja um jogador que demora para esquentar. Por exemplo, você pode estar errando a maioria dos seus 1ºs serviços e vencendo porque seu adversário está cometendo erros na devolução do 2º saque. Isto quer dizer que pode ser só uma questão de tempo antes que seu adversário comece a acertar as devoluções e buscar.
QUEM VOCÊ ESTÁ PROTEGENDO?
Em alguns esportes, proteger a vantagem pode ser uma tática inteligente. Por exemplo, um time de futebol que está ganhando tranquilamente, pode ficar na retranca. Em tênis, proteger a liderança pode ser um desastre pronto para acontecer. Isto é porque não existe o relógio para te salvar. Você pode estar ganhando de 6/3 5/2, mas estar apenas uma quebra na frente. Se você ficar conservador demais nessa hora, você pode se encontrar 5 a 5 e numa briga feia!
Resumindo, você não pode proteger uma vantagem na segurança, só colocando bolas na quadra. Você precisa continuar fazendo o que fez você chegar nesta posição em primeiro lugar. Se foi colocando a bola em jogo, então continue. Mas na maior parte do tempo, o jogador que está ganhando é aquele que está fazendo acontecer e precisa continuar tentando suas jogadas. Isto é especialmente verdade quando você está jogando no profissional. Um jogador com ranking mais baixo liderando alguém melhor rankeado. Fica nervoso, abandona um plano de jogo vencedor, e se acomoda esperando que o adversário continue errando. Você não pode dar esse tiro de oportunidade para jogadores habilidosos. A partida não termina até que você vença o último ponto. Então, seja corajoso e continue batendo na bola.
O COPO ESTÁ MEIO CHEIO
Você está jogando golfe, e sua bola está perto da água. Você diz para você mesmo: “Não bata a bola na água”. Você escolhe um taco, faz o movimento, bate na bola que vai direto dentro d’água.
Este é um exemplo de um jogador adotando uma mentalidade de “não errar”. Ao invés fazer uma boa jogada, o jogador está rezando para não errar. É uma postura mental negativa e uma atitude derrotista. Isto é jogar para não perder, o que óbviamente não é a fórmula da vitória.
Você pode manter essa mentalidade de não errar de destruir o seu jogo dizendo o que você quer fazer, e não o que você não quer que aconteça. Se você se depara com um 1º saque importante, não pense apenas em colocá-lo na quadra. Pense no que você tem que fazer para acertá-lo. Concentre nas coisas importantes. Um bom lançamento no lugar certo, manter sua cabeça erguida e fazer um movimento relaxado. Segure um pouco só o seu braço; seu saque vai cair curto e seu adversário vai sentir o cheiro de sangue!!
DE VOLTA PARA O FUTURO
Quando você tem uma vantagem, é muito fácil relaxar e começar a pensar na frente. Você acredita que já enterrou seu adversário, então você pode ocupar sua cabeça com outros pensamentos. Grande erro!
Dê uma olhada no que aconteceu com Lindsay Davenport na semi-final da US Open 2000, contra Elena Dementieva. Ela estava sacando 6/2 5/2 e deve ter pensado: esse jogo já era! Estou na final! Davenport relaxou um pouco e começou a pensar no futuro. Sua adversária se aproveitou ao máximo! Depois de salvar 4 match points, Dementieva percebeu que ainda estava viva. Com a sua “segunda vida”, ela jogou soltinha, e Davenport travou e acabou “detonando” uma vantagem enorme.
Sim, Davenport escapou com a vitória no tie-break do 2º set, mas não havia necessidade de ter ficado tão difícil. Então, não seja pego pensando que um game vencedor vai fazer você ganhar o jogo. Isto é o futuro. Diga para você mesmo: eu preciso vencer este game. Como eu faço isso?” Agora você está pensando no processo, o que vai manter você focado em cada ponto, não na partida como um todo.
OLHANDO NO ESPELHO
Eu adorava jogar com uma vantagem. Mas alguns jogadores atingem um set ou alguns breaks de vantagem e relaxam. O problema é, não é sempre fácil de recuperar a sua intensidade se a contagem começa a apertar. Pior, você está convidando o seu adversário para voltar na partida – e começar a gostar da coisa!!!
Para mim, a maneira de continuar “focada” era ser criativa. Eu sabia que quando eu estava na frente, eu podia experimentar e tentar algumas coisas que eu nunca tentaria no 4/4. Mas eu podia experimentá-las no 4/0. Se não funcionasse, ficava só 4/1. Então, é uma hora inteligente de usar jogadas que normalmente a gente não usa. Você pode tentar um lob topspin ou um voleio curta. Eu jogava saque e voleio, mas quando eu tinha uma boa vantagem, muitas vezes eu ficava no fundo da quadra. Executando estas jogadas e táticas com sucesso, você poderá juntá-las ao seu arsenal. E quando a contagem apertar, você poderá usá-las com tranquilidade.