por Marcelo Tella
Perder uma partida depois de ter um match point a seu favor, pode ser um golpe duro de agüentar. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar.
É o pior pesadelo de qualquer jogador! Em um momento você está no controle total da partida, rumo à vitória. De repente, você deixa seu adversário e a partida escorregarem pelo meio dos seus dedos, e você quer desaparecer. Você chegou até o match point e imagens da vitória invadiram sua cabeça. Sua concentração se abalou, e o plano de jogo que o levou a um passo da vitória também. Tudo que lhe resta são pensamentos do que poderia ter sido.
Desastres assim são comuns em todos os níveis de jogo. Na final do Australian Open de 2002, Martina Hingis detonou uma liderança de 6/4 4/0 e 4 match points contra Jennifer Capriati, numa das piores “amareladas” da história dos Grand Slams. Enquanto amarelar num jogo amador não te custa nada perto de um profissional, o trauma da experiência causa o mesmo estrago em termos de confiança perdida e medo em partidas futuras.
Martina Hingis levantou a cabeça e venceu o próximo torneio que ela disputou. Como você pode previnir uma derrota desastrosa de sabotar seu jogo e comprometer futuros resultados? Siga estas estratégias e diminua as chances de que isto aconteça com você.
Elogie seu adversário – Assim que a partida terminar, cumprimente seu adversário e diga algo positivo. Não interessa se você amarelou ou não, dê crédito ao seu adversário por sua capacidade de agüentar firme. Isso alivia você da síndrome do “por quê eu”, que apenas pode piorar a situação.
Sem desculpas – Há inúmeras razões para o resultado, mas o fato é que você perdeu. Atribua o resultado ao ponto forte do adversário, assim como às suas vaciladas. Faça uma lista de tudo que você quer melhorar para o próximo jogo, e coloque-os como suas metas.
Evite estresses prolongados – Numa situação dessas, ficar com raiva é perfeitamente normal, mas não exagere. Ficar lidando com emoções dolorosas, pode criar um segundo trauma e uma barreira para o sucesso futuro. Use esta derrota como motivação para melhorar.
Aproveite o sucesso do adversário – Sim, seu adversário venceu contra todas as probabilidades, mas lembre-se: se ele virou o jogo, você também é capaz de virar! Tente sentir as emoções positivas que seu adversário está sentindo. Da próxima vez, pode ser você.
Mude o script – Reveja o que acabou de acontecer, e imagine com o resultado oposto. Sinta como seria gratificante vencer este jogo. Você logo libera todos os sentimentos negativos e a lembrança sai rapidamente da sua cabeça. Logo você estará com fome para o próximo torneio.
Livre-se da culpa – Você tem que entender que fez tudo para ganhar. As coisas só não aconteceram a seu favor. Tinha que ser a favor de alguém. Procure aprender algo com este resultado, levante a cabeça e pise fundo no acelerador!