por Andre Agassi
“Mantenha seus olhos grudados no lançamento da bola, no ritmo e na posição da raquete, para se sair bem na devolução”.
Eu encaro a devolução de saque como uma oportunidade de ditar o ritmo de uma partida desde o começo.
Eu tenho uma postura mental bem agressiva na minha devolução. Como eu sou capaz de “ler” a bola rapidamente da raquete do sacador, eu posso me dar ao luxo de devolver quase de cima da linha de fundo. Em cada fração de segundo do movimento do sacador, eu vou anulando suas opções para que eu possa “mais ou menos” adivinhar aonde o saque vai. Se o saque for lá, eu estou em posição para não apenas fazer contato com a bola, mas para bater na bola!!
Mas pode ser que você encare a devolução de uma maneira diferente. Isso porque você não pode pensar só na devolução. Ela tem que se encaixar no seu plano de jogo. Suas armas e suas fraquezas podem ser diferentes das minhas, então seu plano de jogo também. Aqui está como fazer sua devolução um pouco melhor.
APRENDA A LER O SACADOR
A maior parte da sua rapidez na devolução vai vir de seu ganho de experiência ao disputar partidas e se acostumar com as porcentagens da colocação dos saques, baseada no lançamento da bola e em como a raquete faz contato com a bola. Quando o sacador é intermediário, o lançamento da bola é muito revelador. Ele pode lançar a bola para o lado para sacar aberto, por exemplo, ou jogar a bola para trás para um saque kick alto na esquerda.
Também aprenda a estudar o ritmo do saque do seu adversário, pois quando ele lançar a bola, você sabe exatamente quando ir para frente e ficar pronto para reagir. Então olhe para aonde a “cara” da raquete faz contato com a bola, do lado de dentro ou do lado de fora da bola, se ele bate chapado ou com slice. Com treino, até jogadores iniciantes podem aprender a seguir estas pistas.
USE UMA SIMPLES VIRADA DE QUADRIL PARA PREPARAR
O erro que a maioria dos intermediários cometem na devolução é que eles acham que o movimento da devolução tem que ser completo. Não é o caso.
Geralmente você pode usar a força do saque do adversário para acertar uma devolução muito eficiente.
A minha devolução é baseada 100% numa simples virada de quadril. Imagine a ponta do cabo da sua raquete colocada no seu estômago, e sua raquete apontando para o seu adversário enquanto você está de frente para ele. Se você virar só o quadril, sua raquete estará automaticamente preparada para a devolução. Um bom exercício para treinar uma virada de quadril rápida, é se posicionar como se você fosse devolver um saque, e ter alguém para gritar “direita” ou “esquerda”, e você reagir instantaneamente com a virada de quadril, sem bola.
A virada do quadril é uma maneira fácil não só para preparar rapidamente, mas também para controlar sua preparação, que não precisa ser grande.
DÊ AO SACADOR ALGO PARA PENSAR
Se você tem uma devolução que é melhor que a outra, vamos dizer, a sua direita é melhor que a esquerda, ou o seu adversário tem um saque que é menos eficiente que o outro, não tenha medo de mudar o lugar aonde você fica para devolver, para que você use o seu golpe mais forte e force o seu adversário a sacar o saque menos eficiente. A menos que você esteja dominando a devolução, dê ao sacador uma “visão diferente”. Faça ele pensar sobre o que você está fazendo.
FAÇA UM BOM SACADOR PAGAR POR UM SEGUNDO SAQUE
Se o seu adversário tem um bom primeiro saque, mas um segundo saque normal, “não se preocupe com o primeiro saque dele!”. Eu algumas vezes tento adivinhar o 1º saque de jogadores como MARK PHILIPPOUSSIS ou GORAN IVANISEVIC. Eu posso me inclinar mais para um lado ou para o outro, mas eu não tento adivinhar 100% o lado.
Mas quando um bom sacador erra o 1º saque, eu tento realmente machucar seu 2º saque. Por exemplo, afundar bem a devolução, mexer o adversário de um lado para o outro para cansá-lo o máximo possivel. Ou então eu posso “socar” a bola se eu estiver bem colocado.
Faça um bom sacador pagar caro por um 2º saque, para que ele sinta a pressão de ter que acertar o 1º saque . Isto pode prejudicar a porcentagem de saque do seu adversário, e é uma maneira de uma boa devolução mudar todo o ritmo de uma partida.