Ouvi pela primeira vez essa frase no filme “Rocky, Um Lutador” de Sylvester Stallone. Pensei que fosse uma frase apenas ilustrativa, sem um significado real. Uma frase para dar nome a um filme…
Depois de muitos anos no tênis, comecei a entender o real significado desta frase.
O Olho do Tigre quer dizer aquele olhar penetrante, focado, determinado. Aquele olhar de alguém que quer te devorar vivo, que está preparado para dar um bote a qualquer minuto, que está só esperando o momento certo…
Com certeza isso acontece em todos os esportes, e no tênis, eu pude ver bem de perto um exemplo perfeito. Foi no Brasil Open de 2005, na Costa do Sauípe.
O jovem espanhol Rafael Nadal me impressionou. Há algum tempo tido como uma promessa do tênis, Nadal chama a atenção de todos com seu físico e seu comportamento, dentro e fora da quadra. Com 1,85m e aproximadamente 80 quilos, ele mais parece um lutador do que um jogador de tênis. Quando treina, parece que está jogando uma final de Grand Slam. Concentrado, voa em todas as bolas com uma intensidade animal. Não olha para os lados e parece que bate todas as bolas com toda força.
Nos jogos oficiais, não é preciso nem dizer… Nadal respeita os adversários, tem um coração gigante e luta até o fim, não importa a contagem. Para matá-lo, só com um tiro de canhão na cabeça…
E ao andar pelo complexo, Nadal não olhava para os lados, e muito menos para as meninas que o assediavam o tempo todo. Sempre que possível, atendia os fãs com autógrafos e fotos.
Nos eventos noturnos (festas e shows), ele não foi visto uma vez sequer.
Com certeza, Nadal possui o “Olho do Tigre”. Com todo esse foco, essa determinação, e esse olhar matador, se nada excepcional acontecer com ele, com certeza devemos vê-lo num futuro próximo entre os 10 melhores do mundo.
Para termos sucesso na vida, seja no esporte, na escola ou no trabalho, precisamos do “Olho do Tigre”.